Jardins do Parlamento exibem "Buda caiu de vergonha"

12.09.2014

|

Actualidade

Ciclo de Cinema no Parlamento

Os jardins do Palácio de S. Bento ganham uma nova vida esta sexta-feira, 12 de setembro, com a exibição do filme "Buda caiu de vergonha".

É um formato inédito no Parlamento, já que é a primeira vez que há uma sessão deste género ao ar livre. Às 21h00, será transmitido o filme da realizadora iraniana Hana Makhmalbaf, produzido em 2007. A longa metragem conta a história de Bakhtai, uma menia de seis anos que sonha ir à escola e a prender a ler e a escrever, mas que se depara com inúmeros obstáculos que traduzem os efeitos que a guerra, a violência, a hostilidade e a opressão impuseram a diferentes gerações da população de Bamyian, no Afeganistão.

A emissão faz parte do Ciclo de Cinema sobre Direitos Humanos na Assembleia da República e será apresentada por um deputado.

Festival para Todos começa na escadaria

A escadaria do Palácio de S. Bento vai, também nesta sexta-feira, ser o palco do arranque da 6ª edição do Festival para Todos, com a peça sono e coreográfica "Fresco", que conta com a atuação de cinco agrupamentos, num total de 150 músicos, dirigidos pelo maestro Miquel Bernat, em que cada banda ou orquestra representa um país diferente. A atuação tem início às 19h00.

Também no âmbito deste festival cultural, nos dias 13 e 14, às 17h00 e 16h00 respetivamente, decorre a apresentação da conferência coreográfica “Salário Máximo”, de e com Vera Mantero, na Sala do Senado no Parlamento.

O Festival para Todos é organizado pela Câmara Municipal de Lisboa desde 2009 e este ano é dedicado ao tema “POVO, um povo de povos”. Ao longo de três dias, o programa cultural vai incluir dança, teatro, música, cinema e fotografia.

Hugo Maduro